Vamos falar sobre os 13 porquês - 13 reasons why

segunda-feira, 3 de abril de 2017
Postado por Daniela Soares


Foto: Página 1 9 7 5

Faz algum tempo que não vejo uma série bombar tanto na internet, quanto a série 13 reasons why, baseada no livro os 13 porquês, ela viralizou tanto que já está virando até assunto batido na internet. Entrei no facebook no dia que a série lançou e todas as publicações que eu via eram citações da série, pessoas falando da série ou "fulano está assistindo 13 reasons why". 

E hoje eu decidi que era hora de falarmos sobre ela, mas não se engane, eu não tô aqui para fazer uma resenha, dar minha opinião sobre as atuações, comparar com o livro, nem nada disso. Hoje eu tô aqui para um "papo cabeça", precisamos falar do que realmente se trata a série, porque dessa vez não é "só um drama adolescente", nem simplesmente a história de uma menina que se matou, acho que o mais importante aqui é falarmos sobre as consequências dos nossos atos e as marcas que deixamos na vida das outras pessoas

Eu li o livro bem recentemente, então as coisas estavam bem frescas na minha cabeça quando fui ver a série, tenho que dizer que ambos me fizeram chorar muito, mas no quesito "fazer chorar", a série com certeza ganhou. Acho que o ver é bem diferente do imaginar, ver tornam as coisas mais reais, você se identifica mais e começa a se imaginar naquela situação, e claro, a Katherine Langford, a Hannah, se envolveu tanto com a personagem que fica impossível não se emocionar.

Quando eu li o livro e depois quando vi a série, eu tive a mesma sensação, sempre pensava: nossa. Esse "nossa" era usado para toda e qualquer tipo de cena e logo depois me vinha o pensamento: "o mundo precisa ver isso, as pessoas precisam pensar sobre isso"

Hannah morre e isso é fato, até se você ler a sinopse do livro/série vai saber disso, mas o que a motivou para chegar a esse ponto, é nisso que acho que devemos prestar atenção.

Foto: Página "Um filme me disse"

Vamos lá, seja franco comigo, você já ouviu algum boato por aí, sobre alguém que você conhecia ou não, e mesmo sem saber se era verdade compartilhou com pelo menos uma pessoa. Para você tudo bem, isso não vai fazer diferença na sua vida, mas já parou para pensar como você se sentiria se você fosse a vítima do boato? E pior ainda, se fosse um boato falso e "pesado" sobre algo que você fez? 

Tem uma fala no filme, bem simples e que pode passar bem despercebida pela maioria, mas que resume bem tudo que estou tentando falar aqui, que é quando o pai do Clay fala que "a ressaca nos ensina sobre consequência". E tenho que dizer, isso não se aplica apenas à ressaca e bebida, precisamos pensar muito bem nas consequências de todos os nossos atos. E digo mais, não devemos pensar só nas consequências na nossa vida, precisamos pensar no outro também. Sabe aquela velha história da empatia? Então, aqui que ela entra.

Agora voltando ao contexto da série, apenas por um momento, feche os seus olhos e imagine você passando por tudo que a Hannah passou, ou tudo que a pessoa daquele boato que você ouviu passou. É triste né? Não conseguimos prever a reação que o outro vai ter, não sabemos se ele vai "levar numa boa", vai deixar para lá, se ele vai chorar, ou se esse será sopro final que fará tudo desmoronar. Talvez, você não seja a pessoa que criou esse "furacão", mas o fato de não estar fazendo nada para ajudar, faça com que você seja tão culpado quanto quem começou toda essa bagunça.

Está na hora de pararmos de compartilhar tantos boatos, tantas coisas negativas uns dos outros e compartilharmos mais amor ❤

Em segunda-feira, 3 de abril de 2017

1 comentários:

  1. Nossa, eu vi divulgação dessa série e pessoas comentando no face, mas não tinha visto o trailer e nem tive tempo de assistir, então não fazia ideia do que se tratava. Achei maravilhoso o contexto dela, pois fala de coisas reais e que poucos falam. Quando eu tiver um tempinho quero ver. Seu post me motivou mais ainda a isso.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir

Coleção de Acasos • todos os direitos reservados © 2016 • powered by BloggerProgramação por Layout por