Como organizo o meu dia

domingo, 19 de fevereiro de 2017
Postado por Tamiris Leitão

Foto: Post-it Ⓡ
Aqui começa meu primeiro post no Coleção Para quem não me conhece, eu sou Tamiris Leitão, blogueira no Hit The Road e venho colaborar um pouco aqui no blog dazamiga.  Vou falar sobre tudo que me der vontade e mais um pouco. Hoje, começo falando sobre como eu organizo meu dia.

Cada pessoa tem o seu jeito de organizar o seu dia, e é completamente aceitável devido a importância das atividades de cada um. Porém resolvi mostrar como eu organizo o meu porque assim alguém pode finalmente querer se organizar, e esse jeito pode servir de inspiração. Organizar o dia requer menos do que você acha que é, tendo tudo resumido a: atenção.

Então primeiramente você vai precisar:

1) Imaginar que tipo de dia você quer ter

Antes de qualquer coisa, você deve parar {normalmente pela manhã, durante o café} e refletir sobre o que você quer fazer nesse dia. Você lista as coisas que são importantes a serem feitas naquele dia. Todo mundo tem suas coisas obrigatórias a se fazer, como trabalho, faculdade e etc. Mas você pode pensar também no que você quer fazer no seu tempo livre. 

Ex: Você acha que seu cabelo tá feio e precisa de uma ajeitada? Coloca na lista. Você tem duas reuniões marcadas? Coloca na lista. Quer arrumar o guara roupa? Coloca na lista.

2) Colocar isso em ordem de necessidade

Na sua mente ou em um papel, como eu faço, organize o que é imprescindível ser feito HOJE. Não faça assim que acordar. Tenha seu momento de limpeza, reflexão, alimentação, e antes de sair para o trabalho sente e organize seu dia. Eu acho super importante organizar o que você quer fazer no seu dia em um papel para que sempre possa consultar e não ter o risco de esquecer alguma coisa. Você pode ter uma agenda, um planner ou um caderninho e ir colocando o que precisa fazer naquele dia EM ORDEM. Só você sabe que horas poderá realizar cada ação do seu dia. 

Eu escolho sempre um planner porque fica muito mais fácil de organizar a minha vida, e o planner escolhido para esse ano foi o Master Planner da Planner Shop. Tentarei vir depois mostrar a vocês como estou organizando.

“Quando você perde um momento, você o matou, gastando uma oportunidade irrecuperável. Mas, quando você usa esse momento adequadamente, o preenchendo de propósito e produtividade, ele viverá para sempre.” – Menachem Mendel Schneerson

3) Não se sobrecarregue

Normalmente nossa lista de coisas para fazer é enorme e nosso dia só tem 24 horas, então você tem que ter ATENÇÃO e pensar muito bem no que é realmente importante para se fazer no momento. Não coloque coisas demais no planejamento do seu dia achando que você pode conseguir se fizer tudo rápido, porque no fim do dia você vai ter várias tarefas mal feitas {precisando ser refeitas} e você vai se sentir improdutiva. Muito melhor dedicar um tempo a mais para determinada tarefa, fazê-la bem feita e só depois passar para outra tarefa afim de dedicar toda sua atenção a ela. Re-trabalho é simplesmente o fim. 

Então olha para cada item na lista e pense: Eu realmente preciso fazer isso hoje?! Se eu deixar isso para amanhã ou depois, vai me fazer mal ?! Se a resposta for sim, procure alguma atividade ineficaz no seu dia e faça uma troca. Se sua resposta for não, busque um dia mais livre na sua semana e instale esse item lá.

Foto: Studio Lab Decor
4) Cheque se seu dia foi produtivo

No final do dia, sente e cheque se tudo que você planejou foi cumprido regulamente e corretamente. Caso não tenha sido e exista itens a serem feitos ou re-feitos, coloque os itens sabiamente em outros dias da semana, lembrando sempre de não se sobrecarregar. Só vamos aprender o nosso ritmo se tentarmos descobrir através das organizações. 

Se no começo muita coisa não deu pra ser feita, não se preocupe, é normal se perder no começo da organização, você está só descobrindo o seu tempo para suas atividades que antes eram feitas atropeladas. Aos poucos você vai ver que todas as atividades vão se encaixar, você vai saber filtrar e organizar tudo de forma mais fácil e vai se sentir extremamente produtivo.

5) Faça disso uma missão diária

Se assustou e quer desistir ?! Não mesmo. Gostou mas acha que não vai dar certo?! Tente novamente. Gostou mas acha que vai ter preguiça?! É tudo questão de costume, é o que minha mãe diz. Faça, refaça, faça mais um dia e quando você menos esperar já vai ser tão fácil quanto respirar. Vai se tornar parte do seu dia. Assim que você acordar, antes de pegar no celular você já vai começar a listar suas atividades do dia {na cabeça}, porque precisa ser feito. 

É tudo questão de costume - MÃE, Minha

Então, gostaram ?! 
Se tiverem alguma dúvida ou ideia para post, pode pedir, ok ?
Beijos

Em domingo, 19 de fevereiro de 2017

3 comentários:

  1. Amei o blog e as dicas! Vou colocar todas em prática, amo tudo que fala de organização. Beijinhos :*

    http://www.kiridavenk.com.br/2017/02/minha-primeira-playlist-internacional.html

    ResponderExcluir
  2. WOW, adorei! Eu adoro ver dicas de organização, porque nem sempre as que eu uso dão certo, então estou sempre inovando ahuahuah Arrasou! Nessas férias vou tentar essas dicas e ver se torno meus dias mais produtivos <3

    That Gate - dicas para dominar o mundo

    ResponderExcluir

Coleção de Acasos • todos os direitos reservados © 2016 • powered by BloggerProgramação por Layout por