Faculdade de Publicidade

segunda-feira, 18 de julho de 2016
Postado por Daniela Soares

Oi gente, tudo bem? 

Como muitos sabem faço faculdade de publicidade e propaganda e já estou terminando (Graças a Deus, amém irmãos), sei que muitas pessoas ficam confusas sobre o que cursar de faculdade até estar bem próximo da época do vestibular e isso é muito comum, conheço pessoas que entram na faculdade "achando" que gostam de determinado curso e descobrem que não é exatamente o que ela quer. Muita gente tem curiosidade sobre a área de comunicação, então decidi contar um pouquinho mais sobre esse meio e revelar coisas que eu gostaria que tivesse me dito antes de entrar na facul.



Sobre os softwares:
Muita gente acha (inclusive eu achava) que ia sair da faculdade rainha do Photoshop, Illustrator e tudo esses negócios da tal da publicidade, porém essa é uma imagem muito falha da graduação. Algumas faculdades ensinam um pouco mais, outras um pouco menos, mas de modo geral, se você quer aprender a fundo, é recomendável que você faça cursos por fora, procure tutoriais no Youtube, fuce todos os softwares e mais importante, PRATIQUE MUITO. Hoje o que eu sei foi mais fuçando e treinando do que aprendendo na faculdade. Eles dão uma base, mas nada em nível avançado. 

Sobre o curso em si:
Tem que gostar de ler bastante, como um bom curso de humanas, você vai precisar ver muito filme, principalmente alguns clássicos, vai precisar ler e escrever muito, seja valendo como horas complementares para concluir o curso, ou simplesmente para fazer uma prova ou trabalho. 
Eu faço Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, então acabo vendo muita coisa relacionada à história da comunicação, história de cada um dos veículos e isso é muito bom para entender melhor o poder que cada meio tem e como usar isso a nosso favor. 

Livro: 33º Anuário do Clube de Criação de São Paulo

Sobre o TCC:
Pretendo quando acabar o TCC fazer um post somente sobre isso, contando como foi a experiência, a campanha, parte escrita, apresentação, etc. Porém, aqui eu quero contar para vocês o que precisamos fazer e como é o processo. 

Eu estudo em uma faculdade anual e não semestral então o processo acaba sendo um pouco mais tranquilo, já que não trocamos de matérias a cada seis meses. No meu caso, temos o primeiro semestre para confeccionar o "Briefing" que é todo o planejamento feito para resolver um problema que a agência identifica ou que o próprio cliente determina. 

Planejamento pronto, vamos à "Pré-banca" nela apresentamos aos professores orientadores (no caso da minha faculdade, em algumas outras são professores convidados que não te dão aula) um breve histórico do cliente, qual o problema identificado, as pesquisas feitas com o público da marca e todas as ideias da campanha para resolução desse problema. 

Os professores avaliam as ideias, todo o contexto e dizem qual caminho é melhor seguir, feito isso, fim do primeiro ato, também conhecido como primeiro semestre do último ano. No segundo semestre, temos que executar a campanha, fazer as peças, os filmes, orçar tudo para ter o valor certo de quanto será gasto. Apresentar uma nova pré-banca que determina quem vai fazer a apresentação final aberta ao público e quem vai apresentar apenas para os professores novamente.

Para quem faz faculdade comigo a primeira parte já foi, agora é focar no segunda (e última) e rezar para dar tudo certo hahaha.

E ai, tem mais algum publicitário amante da profissão ai? Ou alguém que queira cursar?

Em segunda-feira, 18 de julho de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Coleção de Acasos • todos os direitos reservados © 2016 • powered by BloggerProgramação por Layout por