Dicas de organização: Provas

segunda-feira, 21 de março de 2016
Postado por Daniela Soares

Oi gente, tudo bem? 

Hoje eu queria dar algumas dicas de como eu me organizo na época das provas. Algumas dicas são batidas, porém fazem bastante diferença.





Quando as provas da escola ou da faculdade estão chegando bate aquele desespero, de não saber nem por onde começar. Encarei esse problema quando comecei meu estágio, me vi em uma situação, onde eu tinha um terço do tempo que eu tinha antes para estudar. Antes de começar a trabalhar, eu costumava estudar no mesmo dia da prova (brasileiro e sua mania de deixar tudo para última hora). Porém, agora que eu não tinha mais um dia todo a minha disposição, tive que me virar como deu, então ai vão algumas dicas, que deram e ainda dão muito certo comigo.

 Organize seu tempo com antecedência.

É importante que você organize para quais provas precisa estudar mais, qual vem primeiro e faça isso quanto antes. Eu sou muito adepta à resumos de matérias, então normalmente com pouco mais que um mês antes de começar as provas, eu já começo os resumos com as matérias que já tenho, faço nuvens, círculos, asteriscos, mudo de cor, etc. Tudo para chamar a atenção e estimular a memória fotográfica.

Fuja de grupos grandes.
É legal estudar em grupo às vezes ajuda muito, um explica para o outro, ficam treinando para ver se todos os assuntos da prova estão em dia, porém, muita gente também pode atrapalhar. Quanto mais pessoas, mais fácil desfocar e se é uma matéria que você precisa muito, todo foco é necessário. Nesses casos, menos é mais.

Deep Focus
Encontre a melhor forma de manter o foco, se em silencio absoluto, se com uma música de fundo, lendo em voz alta ou só mentalmente, vale até usar a teoria do chiclete (que se você mascar o mesmo sabor enquanto estuda e depois na prova, isso faz você lembrar o conteúdo). 

Relaxe um pouco antes da prova
Sei que é complicado pedir para relaxar, porque muita gente deixa a tensão tomar conta. Porém, entrar em pânico e ficar nervosa de nada ajuda. Eu costumo estudar com tempo de antecedência, mas a partir do momento que entro na sala e escolho meu lugar, eu já não pego em mais nada, tento relaxar nos últimos momentos, pois se continuo pilhada na matéria, fica muito mais fácil me confundir e embaralhar tudo. Então cumprimento a galera, converso um pouco e tento relaxar até a prova começar. 

E vocês, como fazem quando as temidas provas chegam?

Em segunda-feira, 21 de março de 2016

2 comentários:

  1. Estudar é sempre algo difícil de decidir a melhor forma...
    Eu costumo estudar escrevendo tudo novamente haha Parece loucura, mas tem funcionado.
    Só que ultimamente tenho entendido que é muito melhor estudar com antecedência, e não ler no dia anterior, não ficar se matando sabe? Tenho feito isso, mas como é muito recente essa estratégia, ainda passo uns sufocos de não saber se dou conta das provas na hora; mas deu resultado... Eu fiquei menos estressada e mais concentrada, pois eu prestava bastante atenção nas aulas, estudava semanas antes, e relaxava durante a semana...
    Amo me organizar, pena que na hora sai tudo bagunçado mesmo...
    Blog Seja Frugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você, acho que estudar com muita antecedência é melhor, você fica mais tranquila para as provas, consegue descansar e relaxar um pouco mais. E é normal sentir insegurança e achar que não vai bem. Eu passo por isso às vezes, mas na hora acaba dando tudo certo, que é o que mais importa hahaha.

      Excluir

Coleção de Acasos • todos os direitos reservados © 2016 • powered by BloggerProgramação por Layout por